O Grupo de Jograis "U...Tópico" foi fundado em Novembro de 1998.
Presentemente é constituído por quatro elementos: Maria de Fátima, Maria Luísa, António Freire e Manuel Diogo.
Trovadores Defensores da Poesia e Prosa Portuguesa
Tipo de Actividade e Nome
Jograis, porque nos sentimos e queremos sê-lo (arautos, trovadores). Depois da elevada qualidade e carisma de alguns representantes (Jograis de S. Paulo e Jograis de Lisboa) tem vindo a entrar numa fragilidade que nos propomos combater por entendermos que a poesia e a prosa portuguesas são das mais dignas e relevantes e merecem esta figura colectiva da dicção. "U...Tópico" configura essencialmente um artifício entre as palavras "tópico" e "utópico". Se desejaríamos situar-nos como tópico de qualquer referência sobre quem diga a poesia e a prosa em grupo, a verdade é que a utopia continua para nós a fazer sentido.
Objectivo e Reportório
O nosso objectivo principal: promover, divulgar, mostrar os poetas e prosadores portugueses assim como todos os que se exprimem na nossa língua e, consequentemente, defender a Língua Portuguesa. No nosso reportório figuram perto de 400 autores envolvendo cerca de 2000 textos trabalhados para as nossas vozes (200 prosas - contos, crónicas, excertos de romances, etc. - e o restante em poesia).
Actuações
São inúmeros os recitais em diversas Instituições por todo o país (Sociedades, Associações, Casas Regionais, Bibliotecas, Universidades de Terceira Idade, Clubes, Juntas de Freguesia, Câmaras Municipais, Grupos Culturais, Tertúlias de Poesia, Clubes de Leitura, Teatros, Cafés Literários etc.), alguns Jardins Infantis e ATL's e cerca de trinta Escolas Básicas e Secundárias. O Grupo foi entrevistado para o programa de rádio "Agora Acontece" do saudoso jornalista e homem de cultura Carlos Pinto Coelho. Também a RTP2 (Programa "Entre Nós"), Internacional e África gravaram e exibiram recitais do grupo.
Sem comentários:
Enviar um comentário